PT-FIXLAB

_________________________________________________________________________________________

O objetivo do PT-FIXLAB é fornecer acesso à comunidade do Património Cultural (CH) a instalações de grande escala que desenvolvem e mantêm instrumentação de ponta avançada para diagnósticos e arqueometria avançados. O acesso é oferecido aos pesquisadores da Heritage Science para ajudar a abordar as principais questões colocadas pela materialidade dos artefatos da CH em termos de sua gênese, processos de fabricação, alterações, conservação e preservação.

Os únicos serviços PT-FIXLAB oferecidos à comunidade CH adotam:

  • Instrumentação avançada de última geração.
  • Instalações dedicadas com equipas de especialistas no campo da micro-análise de artefatos de CH.
  • Novos desenvolvimentos resultantes das atividades de pesquisa conjunta da E-RIHS para melhorar progressivamente o acesso.
  • Desenvolvimento de novos dispositivos de posicionamento de amostras em uma micro escala e ferramentas de software para a integração de dados de imagem.
PT-FIXLAB

Acesso a instalações de grande escala (sincrotrões, fontes de neutrons, aceleradores) para investigações científicas sofisticadas em amostras ou objetos inteiros, revelando as suas microestruturas e composições químicas, fornecendo informações essenciais e inestimáveis sobre as tecnologias históricas do CH, fenómenos de materiais, alterações e degradação

PT-MOLAB

Acesso a uma coleção impressionante de instrumentação analítica móvel avançada para medições não invasivas em objetos preciosos, frágeis ou imóveis, sítios arqueológicos e monumentos históricos. O Mobile LABoratory permite que seus utilizadores implementem projetos complexos de diagnóstico multi-técnica, permitindo as investigações in-situ mais efetivas