PT-MOLAB

_________________________________________________________________________________________

MOLAB (Mobile LABoratory) é uma rede de instalações, proporcionando um acesso a um conjunto de equipamentos portáteis e competências relacionadas, para medidas não destrutivas in situ em obras de arte. As medições são realizadas no mesmo local onde a arte real em exame é localizada ou exibida, ou seja, museu, oficina de restauração, local ao ar livre, etc.

A motivação para o MOLAB decorre do fato de que uma grande parte de património histórico europeu consistir em monumentos, esculturas, edifícios e que não podem ser deslocalizados e isso implica que estudos materiais não invasivos sobre esses objetos devem ser necessariamente realizados in situ, através de instrumentação portátil. Além disso, mesmo no caso do património móvel (como pinturas, cerâmicas, gemas, manuscritos, etc.), muitas vezes pode ser difícil, senão impossível, transferir essas obras para um laboratório, devido aos altos riscos e custos conectados com seu estado de transporte e muitas vezes frágil.

Os utilizadores típicos do MOLAB são pesquisadores do património (indivíduos ou equipas de instituições públicas e / ou privadas) que estão desenvolvendo estudos para:

  • Esclarecer questões artísticas ou arqueológicas (técnicas de execução, encontros, desenhos subjacentes em pinturas, etc.).
  • Avaliar o estado de conservação de artefatos.
  • Determinar ou testar a estratégia de preservação ideal para retardar os processos de alteração; monitorizar tratamentos de conservação.
  • Informar avaliação de risco.

O que o MOLAB pode oferecer ao seu projeto?

  • O seu projeto pode ser orientado para questões art-históricas ou arqueológicas (técnicas de execução, namorados, desenhos subjacentes em pinturas, etc., avaliação do estado de conservação de artefatos, determinação ou teste da estratégia de preservação ideal para retardar processos de alteração, monitorizamento de tratamentos de conservação e informando avaliação de risco.
  • O MOLAB fornece: investigações analíticas realizadas in situ em obras de arte frágeis ou peças arqueológicas preciosas para que você não precise movê-las para um laboratório. Este acesso também permite que objetos imobilizáveis como esculturas, monumentos e edifícios históricos sejam estudados.
  • Todas as técnicas são não invasivas, portanto não há amostragem ou contato com a superfície sob exame.
  • Todas as nossas equipes são constituídas por pessoal científico altamente qualificado e treinado que acompanhará os instrumentos portáteis, ajudará os utilizadores e dará tutoriais sobre o uso da instrumentação.
  • Todos os dados coletados durante o acesso MOLAB automaticamente pertencem ao utilizador para publicação e divulgação.
PT-FIXLAB

Acesso a instalações de grande escala (sincrotrões, fontes de neutrons, aceleradores) para investigações científicas sofisticadas em amostras ou objetos inteiros, revelando as suas microestruturas e composições químicas, fornecendo informações essenciais e inestimáveis sobre as tecnologias históricas do CH, fenómenos de materiais, alterações e degradação

PT-MOLAB

Acesso a uma coleção impressionante de instrumentação analítica móvel avançada para medições não invasivas em objetos preciosos, frágeis ou imóveis, sítios arqueológicos e monumentos históricos. O Mobile LABoratory permite que seus utilizadores implementem projetos complexos de diagnóstico multi-técnica, permitindo as investigações in-situ mais efetivas