Sobre E-RIHS.pt
Considerando a importância do Património Cultural enquanto pilar para o desenvolvimento sustentável e identidade nacional, o Laboratório HERCULES (Universidade de Évora), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), através do Laboratório José de Figueiredo (LJF) criaram a infraestrutura conjunta (ERIHS.pt) dedicada ao estudo material de bens patrimoniais, aberta a:
- Investigadores e equipas de investigação em ciências do património (ex. historiadores de arte, arqueólogos, conservadores, etc) e de outros laboratórios;
- Instituições públicas e empresas privadas.
A parceria oferece uma infraestrutura laboratorial aberta que integra Investigação, Desenvolvimento e Aplicação (RD&A), no campo da Arqueometria e Conservação do Património Cultural.
Os recursos e as competências do ERIHS.pt incluem:
- Infraestruturas instrumentais dedicadas, únicas em Portugal.
- Mais de 30 investigadores com conhecimento e competências complementares.
- Conhecimento profundo e competências no estudo material e técnico de bens artísticos, arqueológicos e arquitetónicos, incluindo a sua caracterização material, identificação de patologias e conservação.
- Bancos de dados documentais únicos, incluindo a biblioteca técnica do LNEC, iniciada no século XIX, e o banco de amostras de obras de arte e arquivo documental do LJF.
- Vasta experiência em formação avançada; organização de conferências internacionais e acolhimento e supervisão de projetos e programas de Mestrado e Doutoramento (incluindo um mestrado ERASMUS MUNDUS e um doutoramento europeu).
Deste modo, os quatro principais objetivos do ERIHS.pt são:
- Promover investigação inovadora em ciências de património, em particular através duma política de acesso a meios instrumentais sofisticados.
- Desenvolver novos métodos e soluções para a conservação.
- Promover programas de formação avançada e de qualificação.
- Coordenar projetos interdisciplinares de referência.
- Participar na ERA.
